Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Apresentada PEC que prever ao MP possibilidade de desconsideração da inimputabilidade penal de maiores de 16 e menores de 18 anos por lei complementar

    Sex, 27 de Julho de 2012 09:02 Tweet Mais redes sociais Menos redes sociais O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP) apresentou, no Plenário do Senado Federal, a PEC 33/12, que altera a redação dos arts. 129 e 228 da Constituição Federal, acrescentando um parágrafo único para prever a possibilidade de desconsideração da inimputabilidade penal de maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos por lei complementar.

    A proposta altera o inciso I do art. 129 da CF para incluir como função institucional do Ministério Público promover, privativamente, além da ação civil pública, também o incidente de desconsideração de inimputabilidade penal de menores de dezoito e maiores de dezesseis anos.

    Outra modificação está na inclusão de parágrafo único e incisos ao art. 228 da CF que trata da inimputabilidade penal dos menores de 18 anos, da previsão de Lei complementar que estabelecerá os casos em que o Ministério Público poderá propor, nos procedimentos para a apuração de ato infracional praticado por menor de dezoito e maior de dezesseis anos, o incidente de desconsideração da sua inimputabilidade.

    Confira a íntegra da Proposta, que aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça.

    • Publicações1974
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apresentada-pec-que-prever-ao-mp-possibilidade-de-desconsideracao-da-inimputabilidade-penal-de-maiores-de-16-e-menores-de-18-anos-por-lei-complementar/100012340

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)